Pular para o conteúdo
Voltar

Sorriso prepara simulação de grandes desastres com equipes integradas

CBMMT

A | A

Na manhã da terça-feira (08/10) o Corpo de Bombeiros Militar em Sorriso (10ªCIBM), em parceria com a Defesa Civil Municipal, realizou uma palestra com a presença de organizações da saúde, segurança, educação, esporte e sociedade organizada dos setores públicos e privados. O objetivo é organizar uma simulação de atendimento a um grande desastre na região, envolvendo os órgãos competentes desde o planejamento. 
A reunião foi utilizada para repassar informações sobre a estrutura da 10ªCIBM, apresentar a proposta do simulado e falar sobre a importância dos exercícios práticos para mobilização de recursos e equipes no processo de remoção de pessoas de áreas com risco de desastres. Todos os presentes, por unanimidade, decidiram colaborar com o planejamento e execução do simulado. A data escolhida foi o dia 9 de novembro, nas dependências do Aeroporto Municipal de Sorriso, mas serão feitas outras reuniões para tratar da organização do simulado. 
Sorriso é uma cidade de porte médio, a 7ª em termos populacionais, chegando a quase 100 mil pessoas. Acidentes em grandes cidades, como grandes incêndios em locais de aglomeração pública, aeroportos, rodovias, enchentes, shoppings, boates, escolas e hospitais são possíveis em qualquer lugar. Portanto, é necessário que a cidade esteja pronta para que todos os cidadãos possam efetivamente ajudar durante sinistros de grandes magnitudes. De acordo com o comandante da 10°CIBM, o Major BM Weber, “desse modo, treinar é a melhor maneira de observar os possíveis erros que podem acontecer para que possamos melhorar e nos tornar eficientes neste tipo de trabalho”. 
Quem tiver interesse em participar e contribuir no simulado pode comparecer no dia 23 de outubro no quartel da 10ªCIBM ou fazer contato através de do e-mail: 10cibm@cbm.mt.gov.br ou pelos telefones: (66) 3544-5283/ (65) 9.8140-6969.