Bombeiro de Mato Grosso apresenta experiência em combate a incêndios florestais em Pernambuco

Augusto Pereira / TC Dercio Santos | CBMMT

- Foto por: CBMMT

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso se fez presente, nesta segunda (22/10) no IV Encontro Técnico Profissional do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Pernambuco, em Caruaru (PE). A palestra de abertura do evento foi realizada pelo TC BM Dércio Santos da Silva, comandante do Batalhão de Emergências Ambientais do CBMMT. O TC Dércio falou sobre o enfrentamento a incêndios florestais em Mato Grosso, destacando a logística e a tecnologia empregada nesse desafio que alcançou repercussão internacional neste ano.

O TC Dércio destacou aspectos sobre o estado de Mato Grosso como sua extensão territorial, os biomas, investimentos, recursos disponíveis, fatores climatológicos, o custo das operações, a importância da comunicação e a integração.

Já sobre as estratégias falou sobre o Comitê Estadual de Gestão do Fogo, a constituição e instalação do Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional (Ciman) e da governança aplicada ao problema do fogo no estado. Por fim relatou os avanços e resultados das ações estratégicas pelo estado de Mato Grosso. O Coronel Alexandre Rodrigues Lopes, Diretor Integrado do Interior do CBMPE, afirmou que “a sistematização, tecnologia e gestão aplicadas aos incêndios florestais em Mato Grosso são referências nacionais e que auxiliarão o CBMPE nas tomadas de decisão para a implementação do sistema no território pernambucano”.

O período proibitivo de queimadas foi estendido até o dia 30 de novembro neste ano.