Palestra promove autoconhecimento como opção para uma vida saudável

Encontro foi uma continuidade da primeira palestra ministrada este ano pelo professor Pedro Roberto Piloni
Letícia Corrêa | Sesp-MT

- Foto por: Assessoria/Sesp

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), por meio da Comissão de Ética, promoveu a palestra ”Academia do Ser: Opção pela vida saudável”. O evento foi realizado nesta terça-feira (05.11), na sala Multiuso da Sesp e contou com a participação de servidores.

Segundo a presidente da Comissão de Ética, Simone Guedes, o encontro foi uma continuidade da primeira palestra ministrada este ano pelo professor Pedro Roberto Piloni, visando promover o autoconhecimento e a qualidade de vida do servidor. “É importante saber quais são os pontos críticos que perpassam a nossa intimidade para que haja um bom desenvolvimento laboral e que as relações se estabeleçam de forma positiva”.

O professor explicou que o pensamento, a emoção e vontade precisam de uma direção e essa direção pode ser assumida pelo ser humano quando ele desenvolve o autoconhecimento. “Quando nós nos reconhecemos aprendizes, nós temos possibilidades e recursos para solucionar as questões da vida. Isso coloca à nossa disposição a intuição, a inspiração e a possibilidade de ampliar todo o leque de emoções saudáveis, todo o leque de pensamentos positivos e todo o espectro de vontade fortalecida”.

Para Simone Guedes, reflexões como essa também podem evitar possíveis conflitos no ambiente de trabalho. “Promovemos esses momentos como uma ação preventiva para que não desencadeiem conflitos maiores que possam ir para a Comissão de Ética ou até gerar um Processo Administrativo Disciplinar (PAD). Essas emoções acirradas fazem com que os conflitos aconteçam e temos percebido que muitos ocorrem por questões mínimas”.

A servidora da Gestão de Pessoas da Sesp, Jaquelinne César, elogiou a explanação feita pelo professor. “Eu já tinha visto a outra palestra dele e achei muito boa. No dia a dia a gente sempre tem aqueles impulsos de explosão, a palestra dele explica o motivo e como controlar. Isso tudo é favorável na vida da gente, engrandece muito”.

Pedro Roberto Piloni é educador desde 1968, pedagogo e mestre em educação. É um dos professores fundadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Também já exerceu o cargo de Secretário de Municipal Educação em Cuiabá e Secretário de Estado de Educação em Mato Grosso.

(Sob supervisão da jornalista Nara Assis)