Corpo de Bombeiros realiza Simulado de Preparação para Grandes Desastres em Sorriso

Cap BM Moura | CBMMT

- Foto por: CBMMT

Na tarde deste sábado (09/11), o Corpo de Bombeiros Militar em Sorriso (10ªCIBM) realizou o “1º Simulado de Preparação para Grandes Desastres”, que aconteceu no Estádio Municipal. Uma iniciativa que teve por objetivo unificar metodologias de atendimento a acidentes com múltiplas vítimas e aprimorar a prática operacional conjunta de todas as instituições envolvidas no apoio a segurança pública de Sorriso.

No acidente simulado encontravam-se 20 vítimas, das quais quatro vieram a óbito no local, três estavam em estado grave, cinco tinham ferimentos graves e oito estavam com escoriações leves. Os voluntários que atuaram como vítimas usaram maquiagem para simular os ferimentos, aproximando-se o máximo possível de uma situação de desastre real. A forte chuva que caiu durante o simulado também foi um fator importante para que os servidores aprendessem a lidar com situações inusitadas.

Os expectadores puderam acompanhar a dinâmica do evento por meio da narração de um locutor e conhecer todos os procedimentos do atendimento a uma ocorrência de múltiplas vítimas, desde a ligação ao Centro de Operações Bombeiro, até a chegada da equipe de socorro. O primeiro procedimento é o reconhecimento da gravidade da situação. Os bombeiros atuaram como numa situação real, fazendo o pedido de apoio dos demais integrantes com o acionamento do plano de chamada.

Após o reconhecimento da gravidade, foi feito o isolamento da área de atuação e triagem das vítimas. Logo depois elas foram enviadas ao socorro médico por meio das Unidades de Resgate (UR) dos setores público e privado e através do helicóptero do CIOpAer, que transportou a vítima de maior gravidade.

Ao todo participaram do simulado 27 instituições e mais de 100 pessoas, cada uma com atribuições específicas. Algumas trabalharam diretamente no local e outras na organização do treinamento apoio logístico.

Dentre elas estiveram presentes representantes da Prefeitura Municipal de Sorriso, Secretaria de Saúde, Secretaria de Esporte e Lazer, Secretaria de Governo, Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, Mercado Del Moro, Sindicato Rural, ACES, CDL, UNIC Campus Sorriso, FACEN, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, CIOpAer, Politec, Hospital Regional de Sorriso, UPA, Hospital Nossa Senhora de Fátima, Hospital 13 de Maio, AME Sorriso, APASI Concessionária, Intervias, TRANSMED, Bombeiros de Aeródromo do Aeroporto de Sorriso e imprensa local.