Pular para o conteúdo
Voltar

Bombeiros Militares discutem questões sobre Amazônia Legal com Secretário Nacional de Defesa Civil

CBMMT

- Foto por: CBM MT
A | A

Os comandantes-gerais dos Corpos de Bombeiros Militares da Amazônia Legal - Consórcio da Amazônia (CMBsAL) se reuniram nesta terça-feira (11.02) com o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas. A reunião realizada no Ministério do Desenvolvimento Regional discutiu o fortalecimento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil e a importância do planejamento conjunto dos bombeiros da Amazônia Legal.

Entre as sugestões apresentadas estão: revisar e atualizar as instruções normativas vigentes, planejar a integração e cooperação técnica da Amazônia, criar a força de integração do CMBsAL e do Brasil, integrando com o Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom).

A necessidade de fortalecimento do Sistema de Comando de Incidentes e a discussão sobre ações de apoio e custeio com verbas federais também foram assuntos tratados na reunião. O coronel Alexandre Lucas informou ainda que já foi enviada para a Casa Civil uma proposta de decreto para regulamentação da Lei Federal 12.608/2012, que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil e dispõe sobre o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.

No período da tarde, em uma cerimônia ocorrida no Palácio do Planalto, os comandantes-gerais participaram da assinatura do Decreto Federal que transferiu o Conselho Nacional da Amazônia Legal do Ministério do Meio Ambiente para a vice-presidência.

Segundo o vice-presidente, General Hamilton Mourão, o Conselho tem a função essencial de integrar e coordenar as ações federais na região amazônica, incluindo articulação com a sociedade civil, estados e municípios. Participaram ainda desta solenidade autoridades da achefia dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como órgãos e entidades, públicas e privadas, ligadas à causa da Amazônia.