Pular para o conteúdo
Voltar

Comandante da PM faz visita técnica, conhece projetos e ouve reivindicações

Alecy Alves | Secom-MT

O comandante visitou as inestalações e se reuniu com praças e oficiais para uma palestra em que abordou diversos temas - Foto por: Sd Elias/PMMT
O comandante visitou as inestalações e se reuniu com praças e oficiais para uma palestra em que abordou diversos temas
A | A

Implantação da ‘Patrulha Maria da Penha’, criação do projeto ‘Trânsito é Vida’ e instalação de unidade de Escola Militar Tiradentes foram alguns dos temas das reuniões e encontros na Visita de Orientação Técnica do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jonildo José de Assis, ao 12º Comando Regional da PMMT em Pontes e Lacerda (a 448 km de Cuiabá).

Na manhã de segunda-feira (18.02), depois de ser recebido pelo tenente-coronel Sandro Barbosa da Silva, comandante do 12º CR em substituição legal, Assis encontrou-se com o prefeito e o vice-prefeito da cidade, Alcino Barcelos e Wilson ‘do Viveiro’, respectivamente, e a secretária de Educação, Margarete March Libório.

Com os gestores municipais o comandante conversou sobre a reivindicação de implantação de uma Escola Militar Tiradentes no município, entre outros assuntos. Logo depois, atendendo ao pedido dos vereadores, esteve na Câmara Municipal onde debateu sobre melhorias na Segurança, ‘Patrulha Maria da Penha’ e outras questões.

No quartel do 12º CR, o comandante geral visitou as instalações do prédio e proferiu palestra a policiais das unidades militares que compõem a área de atuação desse Comando Regional. O coronel Assis falou de perspectivas de mudanças, da necessidade de fortalecer a prevenção, da evolução tecnológica com uso de dispositivos que permitem atendimento mais rápido e eficaz, e da necessidade de ações especificas conforme as necessidades regionais e locais.

Assis destacou as características regionais e a localização estratégica do 12º Comando. “Essa é uma região de fronteira e de floresta amazônica que precisa de ações e equipamentos diferenciados”, pontuou. O comandante citou que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança, está em processo de aquisição de novos armamentos.

Para o tenente-coronel Sandro, a presença do comandante geral nos comandos regionais é fundamental para a comunidade e os policiais. No caso da população, demonstra consideração e cuidado, mostra que está preocupado em ouvir os representantes da sociedade e melhorar as ações de segurança. Para os policiais, pontuou Sandro, representa respeito e valorização. “Uma fala do comandante geral, como a que fez aqui, valoriza e motiva a tropa”, avaliou.

De acordo com o tenente-coronel Sandro, os projetos discutidos estão sendo encaminhados. A ‘Patrulha Maria da Penha’ está em processo de organização com Poder Judiciário e outros parceiros. O ‘Trânsito é Vida’, com a visita do comandante confirmou a parceria com a Prefeitura. Já o de criação da escola Tiradentes será discutido com a Secretaria Estadual (Seduc) por se tratar de unidade pública da rede estadual de ensino.

Conhecendo

Em Pontes e Lacerda o coronel Assis também conheceu dois projetos sociais da PMMT, o ‘Guarda Mirim’, criado há 10 anos e que atualmente atende 50 crianças, e o ‘Jiu Jitsu’, que funciona há três anos com cerca de 30 crianças e adolescentes e que este ano deve abrir mais 40 vagas para novos alunos.

Área de Atuação

Os municípios da área de atuação do 12ºCR são: Pontes e Lacerda, Vila Bela da Santíssima Trindade, Jauru, Conquista D’Oeste, Figueirópolis D’Oeste, São Domingos, Comodoro, Campos de Júlio, Nova Lacerda e Rondolândia.