Pular para o conteúdo
Voltar

Trabalho da PM e dos Bombeiros tem grande aceitação em Rondonópolis

Pesquisa foi encomendada pela Prefeitura no ano passado ao instituto KGM e ouviu 600 pessoas
Débora Siqueira | Sesp-MT

Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Alessandro Borges, e da Polícia Militar, coronel Jonildo Assis, comemoram os resultados da pesquisa - Foto por: Christiano Antonucci/Secom
Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Alessandro Borges, e da Polícia Militar, coronel Jonildo Assis, comemoram os resultados da pesquisa
A | A

A Polícia Militar de Mato Grosso (PM-MT) é alvo de elogios de 75,2% dos rondonopolitanos. Já o Corpo de Bombeiros é elogiado por 84% dos entrevistados. A pesquisa foi realizada pelo instituto KGM Pesquisas e encomendada pela Prefeitura de Rondonópolis (215 km ao Sul de Cuiabá). Foram ouvidas 600 pessoas no período de 13 a 19 de setembro de 2019.

A intenção do prefeito da cidade, José Carlos do Pátio, foi detectar como era a avaliação da população sobre as obras e ações do Governo do Estado no município, já que a Prefeitura tem sido parceira da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), doando equipamentos como radiocomunicação digital e investindo no Centro de Operações Integradas de Segurança Pública (Ciosp) com a manutenção e instalação de câmeras de videomonitoramento na cidade.

A Prefeitura de Rondonópolis optou em não criar a Guarda Municipal, mas investir recursos para fortalecer a Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros e a Polícia Penal. O Executivo Municipal investiu em fevereiro deste ano em radiocomunicação digital e agora deve viabilizar câmeras OCR e criar uma cerca virtual no município, em parceria com a Sesp.

“Fiz uma pesquisa e a PM teve aceitação popular muito grande, tem apoio de 75% e o Corpo de Bombeiro de 84%. Em um momento de dificuldade pelo qual passa o país, essa aceitação nos deixa orgulhoso e é muito importante a gente manter essa parceria com a Secretaria de Segurança Pública”, destacou o prefeito José Carlos do Pátio. 

O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, destaca a parceria do município. “O investimento não é só nas polícias, o prefeito investe na qualidade de vida do cidadão de Rondonópolis, na melhor prevenção ao crime. São poucas as prefeituras que têm essa visão cidadã de investir na segurança pública”, comentou.

Para o comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Jonildo Assis, o resultado da pesquisa foi muito positiva e indica que a corporação está no caminho certo em Rondonópolis, na escolha dos comandantes, dos líderes, que conduzem a tropa, produzindo resultados positivos. “Para nós é importante estar junto com a sociedade e estar com esse nível de aprovação. Realmente o trabalho em Rondonópolis é bem aprimorado junto à sociedade e a produtividade da tropa é altíssima”. 

Já o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel BM Alessandro Borges, avalia que o trabalho da corporação é muito próximo da sociedade, buscando a segurança quanto a acidentes, incêndios e afogamentos e por ser muito atuante de forma preventiva, há pronta resposta. “Por isso a população credita essa confiabilidade na nossa instituição e nossos militares trabalham com afinco e abnegação e esse reconhecimento é mais uma motivação para que continuar desenvolvendo todo nosso potencial”.