Pular para o conteúdo
Voltar

Grupo Estadual capacita novos delegados para ocorrências LGBT

O GECCH é vinculado a Secretária de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) e atua no combate aos crimes de homofobia
Luariany Bispo | Sesp-MT

- Foto por: Sesp-MT
A | A

Cerca de trinta novos delegados participaram, na quinta-feira (06.08), do minicurso de capacitação de ocorrências contra a comunidade LGBT. O minicurso ocorreu na academia da Polícia Judiciária Civil (PJC) e foi ministrado pelo secretário adjunto do Grupo Estadual de Combate aos Crimes de Homofobia (GECCH), tenente-coronel PM Ricardo Bueno de Jesus. O GECCH é vinculado a Secretária de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT).

A capacitação foi divida em conceito teórico e legal. O minicurso teve o intuito de orientar e aprimorar o atendimento da segurança pública para o público LGBT. De acordo com o tenente-coronel PM Ricardo Bueno, o minicurso foi de extrema importância para os novos delegados que exerceram um papel importante de liderança. 

“Ter ministrado o minicurso e abordado sobre a comunidade LGBT tem uma grande relevância para esses servidores que irão exercer cargos de lideranças. Esses novos delegados vão chefiar delegacias, coordenadorias, equipes e, por isso, é extremamente importante que o líder esteja informado das situações que são importantes de ser acompanhadas e verificadas junto aos seus liderados”, enfatizou.

Também foram tratados na capacitação os assuntos sobre compreender a estrutura e funcionamento do GECCH, assim como as definições de sexo biológico, crimes de homofobia e transfobia, tratamento e acolhimento de cidadão LGBT no sistema de segurança pública, compreensão a vulnerabilidade, as diversidades de orientação sexual e identidade de gênero, registros de ocorrência no Sistema de Registro de Ocorrências Policiais (SROP), aplicação da lei Maria da Penha e a instrução normativa para LGBT ao custodiado no sistema prisional do Estado.

(Sob supervisão da jornalista Hérica Teixeira)