Pular para o conteúdo
Voltar

Sesp-MT oferece atendimento psicossocial a todos os servidores da segurança

Secretaria está implementando projeto que prevê o credenciamento de serviços especializados de psiquiatria e psicologia
Juliano Patrick | Sesp-MT

Fachada do prédio da Sesp-MT - Foto por: Assessoria/Sesp
Fachada do prédio da Sesp-MT
A | A

Direcionado aos servidores da segurança, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), por meio da Superintendência de Gestão de Pessoas (SUGP)/Gerência de Saúde e Segurança (Gess), vem ampliando cada vez mais o atendimento psicológico aos servidores, realizando ações dedicadas ao cuidado à saúde mental e prevenção de problemas emocionais e psicológicos. 

Considerando a natureza do trabalho dos profissionais da segurança, podendo ser considerado um trabalho exaustivo e estressor, são ofertados os atendimentos psicossocial. Além disso, está sendo implementado o projeto de atenção e saúde mental aos profissionais da segurança, por meio de credenciamento com serviços especializados de psiquiatria e psicologia. 

A equipe da Sesp é composta por psicólogos, assistente social, enfermeiro e educadores físicos que dão suporte aos servidores. 

A Gess realiza o atendimento psicológico para o Sistema Penitenciário, Socioeducativo, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Fundação Nova Chance (Funac) e Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT).Além disso, a Polícia Judiciária Civil (PJC-MT) e Polícia Militar (PMMT) possuem sua equipe multidisciplinar. 

Todas as ações voltadas à saúde do servidor ocorrem em consonância com a Política Estadual de Saúde e Segurança e ao Programa Nacional de Qualidade de Vida dos Servidores da Segurança Pública que integram o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) do Ministério da Justiça. 

A coordenadora de Aplicação, Desenvolvimento, Saúde e Segurança da Superintendência da Gestão de Pessoas da Sesp, Mônica Rodrigues de Sousa, destaca a importância do atendimento psicológico. 

“O atendimento é a porta de entrada e por meio desse serviço conseguimos acolher e identificar a demanda para poder fazer os encaminhamentos necessários, mas para que isso ocorra é preciso que as demandas cheguem até nós”, pontuou Mônica. 

Os recursos dos programas de valorização profissional estão sendo empregados em projetos, atividades e ações de pesquisas, diagnósticos, estudos, capacitações, serviços, campanhas, materiais educativos, aquisições de bens, insumos, bem como criação, estruturação, implementação e aperfeiçoamento de unidades, centros ou núcleos.

Além desses programas, a Segurança Pública oferece as academias de ginástica e musculação totalmente gratuitas a esses servidores, visto que as atividades físicas ajudam na própria saúde mental. 

Onde procurar

Os servidores que atuam na segurança pública podem procurar a Gerência de Saúde e Segurança da Sesp, por meio do telefone (65) 3613-5545/ (65) 9 9989-8578 ou e-mail: gess@sesp.mt.gov.br. 


Além dos atendimentos individuais, também são ofertados atendimentos em grupo, com rodas de conversas online e presencial. Além dos profissionais, o atendimento pode ser estendido também para a família. 

Outras alternativas

O servidor também pode procurar o Centro de Valorização da Vida (CVV) que trabalha para oferecer suporte emocional. O serviço funciona 24 horas, nos sete dias da semana, pelo telefone 188 ou pelo site: www.cvv.org.br. 

Outra alternativa são os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de cada município.

(Com supervisão de Julia Oviedo)