CAPACITAÇÃO DOS SERVIDORES
  Cursos - Renaesp -
 
É o credenciamento de Instituições de Ensino Superior (IES) pela Senasp para a promoção de cursos de especialização em Segurança Pública para difundir entre os profissionais de segurança pública e, deste modo, entre as instituições em que trabalham, o conhecimento e capacidade crítica, necessários à construção de um novo modo de fazer segurança pública, compromissado com a cidadania, os Direitos Humanos e a construção da paz social e articulado com os avanços científicos e o saber acumulado.
 
 
Por que Renaesp?
 
A opção pela valorização da especialização dos profissionais de segurança pública sinaliza o papel estratégico da universidade na construção de um novo projeto de segurança pública para o País. É essa visão que norteia o processo da Renaesp, que está centrado no objetivo de melhorar a qualidade dos processos de educação na área de Segurança Pública e da democratização do acesso e a construção de uma gestão eficiente e cidadã.
 
Quais os objetivos?
 
  Articular o conhecimento prático dos policiais, adquiridos no seu dia-a-dia profissional, com os conhecimentos produzidos no ambiente acadêmico.
 
 Difundir e reforçar a construção de uma cultura de segurança pública fundada nos paradigmas da modernidade, da inteligência, da informação e do exercício de competências estratégicas, técnicas e científicas.
 
 Incentivar a elaboração de estudos, diagnósticos e pesquisas aplicadas em Segurança Pública que contribuam para o processo de institucionalização do Susp e implementação de ações consideradas prioritárias em segurança pública. 

Estratégias adotadas
 
A Estratégia adotada pela Senasp foi  o credenciamento de 21 IES para a realização de Cursos de Especialização na modalidade presencial e 1(uma) IES que tenha acordo/convênio com Instituições de Ensino Internacionais , na modalidade a distância. 
 
A seleção das IES obedeceram a alguns critérios tais como: 
1) Adequação do Conteúdo Programático aos princípios da Matriz Curricular Nacional;
2) Realização de Curso de Especialização na área de segurança pública nos últimos 5 anos;
3) Experiência na formação de policiais nos últimos 5 anos;
4) Apresentação de conteúdos programáticos e metodologias enfatizando o tema das políticas e das práticas de segurança pública em relação aos direitos humanos, a violência de gênero, a liberdade de orientação sexual e enfrentamento da homofobia e à igualdade racial.
 
Os cursos presenciais contemplam 50 vagas e  o curso a distância possibilita vagas para 550 alunos, com abrangência nacional. 
 
 As monografias elaboradas pelos alunos dos cursos deverão ter como tema as linhas de pesquisa estabelecidas pela Senasp, construídas em função dos eixos estratégicos do Plano Nacional de Segurança Pública. 
 
O currículo do Curso foi submetido à apreciação do Comitê Nacional de Educação para Direitos Humanos, da Secretaria Especial de Direitos Humanos, da Presidência da República. 
Seleção
Você profissional de Segurança Pública interessando em participar da Rede Nacional de Especialização em Segurança Pública procure a 
 
Instituição de Ensino Superior (IES)
mais próxima.
 
O processo de seleção é realizado pela IES e possui as seguintes etapas: 1. Redação: Opta por uma das seguintes temáticas:

    (a) Política de Segurança Pública no Brasil,
    (b) Sociedade, Poder e Cultura no Brasil, e 
    (c) Direitos Humanos e Segurança Pública.
 
2. Entrevista Público Alvo: As vagas custeadas com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública visam ao atendimento da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpos de Bombeiros e Guardas Municipais (Lei nº 10.201/2001). Requisitos: Ser servidor ativo (preferencialmente advindo dos segmentos hierárquicos intermediários) e possuir curso de graduação de nível superior em qualquer área de conhecimento. No caso de nenhuma IES da sua Unidade Federativa ter sido credenciada e contratada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), participe do processo com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Será uma experiência a distância! 
 
Valores: A Senasp financiará todo o curso. 
 
Participe você também!!! 
Resultados
 
A Senasp pretende com a Renaesp especializar 1.600 profissionais de Segurança Pública a cada ano. 
Informações sobre credenciamento Clique aqui