Pular para o conteúdo

"Coordenar o atendimento integrado de ocorrências, facilitando o acesso da população aos serviços emergenciais da área de segurança pública"

 

O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), unidade de gestão compartilhada, instituído na estrutura organizacional da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP), tem por finalidade centralizar e otimizar os serviços de atendimento e despacho de ocorrências de emergência na região metropolitana de Cuiabá.

Nos seus mais diversos aspectos, coordena as ações de respostas integradas às solicitações emergenciais, colaborando no controle operacional da Polícia Militar, Policia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Semob, Guarda Municipal de Várzea Grande e da Politec garantindo que atuem de forma complementar e harmônica, centralizando à população. Dividindo o mesmo ambiente físico com as instituições que o compõem, permite a gestão compartilhada de meios materiais, humanos e de informações buscando a eficiência a eficácia e, sobretudo a efetividade das ações de segurança o que resulta em um melhor atendimento a sociedade. Funcionando ininterruptamente e acolhendo chamadas aos números de emergência 190 da Polícia Militar, 193 do Corpo de Bombeiros, 118 da Semob, 181 da Gmvg e o 197 da Polícias Judiciária Civil. O Ciosp faz uso de tecnologia de ponta, dentre elas, sistemas para transmissão de voz e dados, localização automática de veículos, vigilância eletrônica e geoprocessamento com o uso de mapa digitalizado próprio das cidades de Cuiabá e Várzea Grande. Todas as tecnologias estão integradas por um sistema informatizado para atendimento ao cidadão e despacho de ocorrências chamado de SIOSP-GEO - Sistema Integrado de Operações de Segurança Pública com Georreferenciamento.