11/06/2018 - 16:56

INTEGRAÇÃO
População aprova projeto ‘Bairro Integrado’, realizado no Pedra 90
Hérica Teixeira/ Sesp -MT

Mais de duas mil pessoas do bairro Pedra 90 e região foram beneficiadas pelos atendimentos durante a primeira edição do programa “Bairro Integrado”, realizado durante todo o dia na última sexta-feira (08.06), na Escola Estadual Mário de Castro. Foram confeccionados 78 CPFs, entre primeira e segunda vias, 66 certidões (nascimento, casamento e óbito), plastificação de 251 documentos, 198 fotos 3x4, confecção de 10 Boletins de Ocorrência e 120 atendimentos pela Defensoria Pública.

Além dos serviços de cidadania oferecidos à população, os 1.800 alunos tiveram palestras sobre temas da atualidade e puderam conhecer a atividade e os equipamentos utilizados na profissão policial. Cães farejadores, cavalos, armas e munições foram alguns objetos que estavam em exposição em estandes montados na quadra poliesportiva da escola.

Moradora do bairro Pedra 90, a aposentada Jurany  da Conceição estava acompanhando os netos em uma das atividades disponibilizadas na escola e elogiou o projeto. “Trouxe meus dois netos e fomos muito bem atendidos. Espero que nossa comunidade receba outras vezes estes serviços”, destaca.

Um dos estandes mais procurados pela as crianças e adolescentes foi o do Corpo de Bombeiros Militar, onde os estudantes tinham a oportunidade de se equilibrar na corda e posteriormente descer a tirolesa. “Eu gostei muito deste dia na minha escola. Serei policial quando eu crescer”, disse Daniel de Arruda Rodrigues, nove anos.

A atividade que era uma brincadeira para as crianças é uma das demonstrações de salvamento realizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar.

O diretor da unidade escolar, Enílson Pereira de Freitas, afirma que foi procurado por pais e alunos para elogiar o programa desenvolvido em prol da comunidade. “Muitos já querem saber quando vai acontecer novamente este dia na escola. A ação foi muito positiva e a interação entre a comunidade e as forças policiais vai produzir resultados ainda melhores”, enfatiza.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia, ressalta que a iniciativa busca intensificar a rede de proteção aos jovens. “Queremos garantir a segurança tanto dos estudantes quanto dos professores, para que vejam a missão dos policiais. Todos nós temos o compromisso de salvar vidas, e isso passa também pela repressão ao crime, mas o mais importante é trabalhar a prevenção”.

O programa conta com a participação da Polícia Militar (PM-MT), Polícia Judiciária Civil (PJC-MT), Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), Defensoria Pública, Secretaria Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh-MT), Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), Assembleia Legislativa (ALMT) e Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg).

A Sesp também está no Facebook, Flickr e Instagram. Siga-nos!