12/06/2019 - 15:22

JUSTIÇA RESTAURATIVA
Servidores participam de capacitação sobre Círculos de Paz
Intuito é mudar a percepção da justiça criminal tradicional, por meio da sensibilidade e escuta dos ofensores das vítimas.
Assessoria | Sesp-MT

Servidores dos Sistemas Penitenciário e Socioeducativo estão participando nesta semana de um curso de facilitadores para Círculos de Construção de Paz. A iniciativa é desenvolvida pela Diretoria de Ensino Penitenciário da Secretaria de Estado de Segurança Pública em parceria com o Núcleo Gestor de Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso. A capacitação tem carga horária de 40 horas e vai até a próxima sexta-feira (14.06).

O público alvo são os servidores que atuam na Escola Penitenciária, Diretoria de Saúde e Gerência de Desenvolvimento e Qualidade, além de profissionais de saúde da unidade socioeducativa de Cuiabá. Ao todo, participam nove servidores, sendo sete do Sistema Penitenciário e dois do Socioeducativo. A capacitação conta com certificação e está sendo realizada na Escola dos Servidores do Poder Judiciário.

De acordo com o Tribunal de Justiça, os Círculos de Construção de Paz integram o programa Justiça Restaurativa, implantado no Poder Judiciário com o intuito de mudar a percepção da justiça criminal tradicional, por meio da sensibilidade e escuta dos ofensores das vítimas.

O trabalho consiste no encontro entre a vítima, as pessoas que a apoiam, o ofensor, juntamente com as pessoas que vão ajudá-lo na reparação dos danos. Quem faz esse trabalho é o mediador ou conciliador credenciado para trabalhar no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da comarca.

No Sistema Penitenciário, os círculos de paz já foram empregados com reeducandos do Centro de Ressocialização de Cuiabá e também com servidores da unidade prisional de Várzea Grande.

A Sesp também está no Facebook, Flickr e Instagram. Siga-nos!